5 cuidados com a casa no inverno

Publicado em: 20/jun/2017

-BMVD9I-59443924

O frio chegou e é hora de preparar sua casa para o inverno! Confira as dicas e coloque em prática já:

1 – Para evitar crises alérgicas, lembre-se de lavar e higienizar os cobertores e edredons antes de colocá-los na cama. Isso porque eles passaram alguns meses fechados dentro do armário, e acumularam fungos e bactérias nesse tempo – e levá-los para sua cama pode provocar problemas respiratórios.
Além de lavar, colocar travesseiros, colchão e outras almofadas no sol pelo menos uma vez por semana evita o acúmulo dos temidos ácaros.

2 – A tendência no inverno é mantermos os ambientes fechados, para ficarem mais “quentinhos”. Mas, isso pode ser muito prejudicial! Não deixar o ar se renovar deixa sua casa mais vulnerável ao mofo e aos ácaros – sem falar, é claro, da transmissão de doenças respiratórias como a gripe. É importante também deixar a luz do sol entrar, matando os microorganismos e deixando sua casa mais saudável. Mantenha os ambientes abertos pelo menos uma hora ao dia, alternando-os caso a temperatura esteja muito baixa.

3 – Em épocas chuvosas, secar as roupas de cama e banho se torna mais complicado… Mas nem por isso deixe de trocá-las! Os lençóis devem ser trocados uma vez por semana, e as toalhas de banho e rosto a cada 4 dias, estendendo-as ao sol sempre que possível após usar.

4 – Nos dias menos úmidos, evite ao máximo fazer a limpeza da casa com panos secos. Isso porque ao invés de limpar, eles só espalham os microorganismos que causam alergias – prefira sempre os panos molhados para retirar o pó.

5 – Nessa época, os tapetes merecem um cuidado especial. Isso porque eles acumulam pó facilmente e, quando a umidade se torna maior, criam um ambiente perfeito para os ácaros – e ácaros provocam reações alérgicas. Por isso, caso alguém na sua família seja muito alérgico, opte por guardar tapetes e outros itens que acumulam poeira.

Gostou das dicas? Se você tiver mais alguma, conte para nós nos comentários do Facebook!