A iluminação ideal para o seu Home Office

Publicado em: 05/nov/2018

Você já ouviu falar que alguém tem um Home Office e ficou se perguntando o que é? Então, um Home Office é, em sua tradução literal, um ‘’escritório em casa’’. Tem sido cada vez mais frequente ouvir alguém falando que trabalha em casa ou que está em seu ‘’home office’’. Isso se deve, principalmente, pela praticidade e diminuição de custos das empresas. Afinal, não é preciso se deslocar da sua casa até o seu escritório, e também não há gastos extras quanto a locação de imóvel, e água, luz e internet, por exemplo.

Se você não tem dinheiro para pagar uma locação para o escritório de sua empresa ou, até mesmo, passa mais tempo do seu dia fazendo tarefas na rua e não vale a pena ter um escritório para passar pouco tempo, pegar um cantinho da sua casa onde você pode trabalhar é uma boa pedida.

Entretanto, assim como um escritório fora de casa, o seu home office deve ser bem planejado para que seja possível desempenhar seu trabalho com excelência. Além de condições básicas para ter um bom ambiente de trabalho em casa como espaço suficiente, organização e limpeza, a iluminação deve ser um dos aspectos principais a ser cuidado. É por isso que este post vai lhe ajudar a garantir uma boa iluminação no seu cantinho.

Primeiramente, para iluminar o local de forma adequada, é necessário estudar o ambiente para transformá-lo em um cantinho saudável e agradável para estimular seu processo criativo e sua concentração. Ainda mais se você for passar várias horas do seu dia por lá, né? Um bom planejamento garante a valorização do ambiente e fornecer uma quantidade de luz suficiente para lhe manter ativo, sem afetar a qualidade de sua visão ao longo do tempo.

Leia a seguir algumas dicas de como garantir uma boa iluminação no seu Home Office.

ILUMINAÇÃO NATURAL

Você pode abusar da luz natural, caso trabalhe de dia. Coloque sua mesa perto da janela e aproveite a qualidade da luz solar, que é sempre confortável aos seus olhos. Além disso, essa dica ajuda a economizar energia elétrica.

LUZ UNIFORME E DIFUSA

O principal na hora de escolher a iluminação ideal para o seu home office é escolher uma iluminação uniforme e difusa, de modo que a luz não fique concentrada apenas em um local, a fim de evitar a fadiga dos olhos.

LUMINÁRIA PENDENTE:

É interessante utilizar uma luminária pendente sobre a mesa de trabalho que tenha lâmpadas com cor branco neutro e direcionamento direto e indireto, pois ajuda na concentração. A iluminação geral do ambiente também deve ser neutra, entretanto é possível intercalar entre lâmpadas de cor amarela e de cor branca.

LUMINÁRIA DIRECIONADA

Para uma leitura mais específica ou trabalho que exijam maior precisão, uma luminária de mesa que você pode mover e direcioná-la para onde você quer é uma ótima escolha. Com esse tipo de luminária ajuda para focar em um trabalho e ainda pode deixar o ambiente ainda mais divertido, tirando a monotonia do ambiente. Além das luminárias de mesa, também existem aquelas de chão mesmo, que também podem ser movidas e lhe dão essa liberdade de brincar com o ambiente.

Se você quer ver mais dicas sobre decoração e arquitetura em geral, acompanhe nosso blog. Aqui teremos posts toda semana para falar sobre arquitetura e todos os seus desdobramentos!